6.7.14

Visita noturna ao Matadouro

A primeira visita noturna ao antigo Matadouro, para o estudo da iluminação exterior e das entradas de luz interiores. 



O chefe eletricista Miguel Ângelo Carneiro analisa as caixas de corrente elétrica, com a ajuda de José Manuel Magalhães, do Departamento Municipal de Património. Esta poderá ser a fachada das Fábricas de Conservas de Carne Graham. O Estádio do Dragão, que fica perto do local de rodagem, também insinua a sua poderosa iluminação nas várias zonas do Matadouro.




Na visita aos espaços interiores do Matadouro foi necessário assegurar a iluminação, de modo a poder explorar as várias salas e armazéns. Na imagem, vemos a Bolsa do Gado, com uma escadaria e dois varandins, o palco para a batalha do mercado da carne entre criadores de gado, os conserveiros, os grossistas e os pequenos especuladores.



Perante a galeria principal do Matadouro, João Sousa Cardoso imagina a segunda sequência do filme. Aqui será a fábrica Lennox. À porta, centenas de operários aguardarão a reabertura da fábrica e o regresso ao trabalho. N'A Santa Joana dos Matadouros também se assistirá ao trabalho necessário à construção de um filme.


No comments: